domingo, maio 06, 2012

A ciência explica: o poder do pensamento positivo

Será que o pensamento positivo tem mesmo tanto poder?
De acordo com cientistas, ser otimista demais
pode até mesmo prejudicar a vida de alguém.

Por Felipe Arruda em 31 de Janeiro de 2012


(...)

É difícil pensar que o pensamento positivo não traz benefícios à vida. Parece claro que ter uma visão otimista sobre determinado assunto possa levar alguém a lutar por seus objetivos e, possivelmente, conquistá-los. Porém, de acordo com psicólogos, o pessimismo também é importante para nossas vidas. E, como se não bastasse, otimismo demais pode ser prejudicial.
Em 1990, Martin E. P. Seligman criou, na Universidade da Pensilvânia, a psicologia positiva, uma disciplina responsável por analisar as causas e consequências da felicidade, da virtude e de outros aspectos da saúde psicológica. E o psicólogo alerta: muitas vezes, o otimismo “pode fazer com que não vejamos a realidade com a clareza que ela exige”.
Para deixar tudo um pouco mais desolador, a maioria dos dados coletados em pesquisas sobre o poder do pensamento positivo pode ser facilmente contestada. De acordo com o Dr. Anthony Ong, da Universidade de Cornell, a maior parte dos estudos mostra que pessoas otimistas tendem a ser mais saudáveis e a viver mais. Porém, o que essas pesquisas não levam em consideração é o “efeito Tostines”: provavelmente, esses voluntários pensam de maneira positiva porque são saudáveis, o que invalidaria o otimismo dos resultados.

Ser pessimista também é legal

Como se não bastasse, parece que os pessimistas possuem vantagens mais palpáveis: um estudo realizado por Seligman e Derek Isaacowitz em uma comunidade de idosos, em 2001, constatou que pessoas com uma visão mais negativa da vida tendem a sofrer menos de depressão ao passar por eventos ruins, como a morte de um ente querido. De acordo com os pesquisadores, os pessimistas passam mais tempo se preparando mentalmente para decepções e outras possibilidades desagradáveis, tornando-se mais resistentes a situações desse tipo.

Pelo visto, ser pessimista não é tão ruim assim, certo?


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/18673-a-ciencia-explica-o-poder-do-pensamento-positivo.htm#ixzz1u8KVPJAw


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Logo, logo, estará visível.